segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

{01 - O que é Project Life e o que precisa para começar a fazer - Introdução}


Como começar Project Life?

O que é Project Life? Como fazer Project Life, como começar o Project Life?
Aqui começo uma serie para responder essas questóes!


O que é Project Life? é uma junção daqueles álbuns de fotos com scrapbooking para que a gente consiga documentar e preservar as fotos e memórias do dia a dia; para que ela saiam das redes socias e fiquem num lugar só, onde possamos rever e não guardadas em gavetas, hds...


Eu gosto da idéia! E como faço isso, Paty?

A idéia é que a gente precisa de: álbum + cards + plásticos  + fotos + caneta = Project Life



Vou dar referências do básico, usando álbum 12x12 polegadas. As medidas também prefiro usar em polegadas/inches em inglês, pois são números redondos, se for converter em cm fica quebrado, não gosto. mas depois farei outros posts mais detalhados sobre cada item, primeiro um apanhado.

O que precisa para começar o Project Life?

1 - álbum: tem que ser 3 ring-binder, 3 argolas tipo fichário, 12x12 polegadas/inches - 30x30cm
2 - cards: existem muitas opções: tamanhos, marcas, cores... Vai do seu gosto: colorido, neutro, floral, geométrico? Minha sugestão: comece com poucos! um mini kit de 100, qualquer kit com poucos cards ou baixe freebies.
3 - plástico: comece com o modelo padrão: desing A. Tem pack de 12 unidades!

A Becky Higgins criadora do conceitou disse uma vez no curso: "Comece com o fim em mente!".
- Se pergunte o que você quer ter no final? um álbum com ano da minha vida resgitrado? primeiro ano do filho?
- Como, qual tempo? por dia, mês, semana?
- Se organize para separar as fotos e mandar revelar

Esse ano eu decidi documentar a minha vida por semana fazendo um "spread" (duas páginas/layout duplo), é o conceito mais difundido do PL, mas lembrando que não é regra, não gente! Faça 01 página por semana, faça 01 por mês! Project Life não tem regra, certo/errado, é seu projeto você faz como se sentir melhor, lembre disso :D

Como fazer Project Life:

(esse é o meu jeito, com tempo a gente descobre o que funciona melhor, vão por mim!)

1) separar as fotos, se for fazer físico, e mandar revelar (aqui é que temos de criar o hábito!!)
(eu já tenho noção da orientação das fotos horizontal/vertical. Sei que cabem 7 horizontais 4x6 e 8 verticais 3x4 fotos/cards. Um dos espaços 4x6 uso pro Title card)
2) separo os cards e já coloco nos pockets, se não tenho as fotos, super dica da Ali Edwards diva: cole post-it para lembrar que foto vai em cada pocket = bolsinho/compartimento.
3) enfeito alguma coisa, se quiser, se estiver com vontade.
4) escrevo nos cards

Isso é um "spread":
O que é Project Lie?

Primeiro spread de 2015, sem journaling ainda: semana 2! 
Vejam que ainda não escrevi a semana no Title Card ;)


Eu estou feliz e super mega animada para continuar o PL em 2015 e vcs?

Essa semana eu volto com outro post mais detalhado, ainda não decido o assunto, mas quero falar mais sobre cada parte: cards, plásticos...

Ah, outra dica, não compare seu PL com o da Ali, com o meu, de A ou C. Babo muito no Project Life da Ali Edwards, mas o dela é o dela, o meu é o meu, Amo o meu PL!

Bjs e até o próximo post!

Um comentário: